top of page
  • Foto do escritorIsabela Ferreira Franco

Poluição Sonora? Nunca mais

Poluição sonora é um problema ambiental que pode afetar a qualidade de vida das pessoas.


A poluição sonora engloba qualquer emissão de ruído ou som capaz de prejudicar a saúde, a tranquilidade e o bem-estar das pessoas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse fenômeno é classificado como um sério desafio.


O convívio com a poluição sonora faz parte do nosso cotidiano. Nas grandes metrópoles, estamos imersos no barulho do tráfego intenso, em construções e na utilização constante de aparelhos de som e outros eletrônicos. Essas situações geram irritação e perturbam a paz de milhares de indivíduos.



Promovido pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, o Programa Silêncio Urbano (PSIU), tem o objetivo de obter uma convivência mais tranquila entre os habitantes urbanos, além de estar em conformidade com princípios constitucionais. Assim, exerce vigilância sobre estabelecimentos comerciais, instalações industriais, instituições educacionais, locais de culto religioso e outros usos não residenciais conforme definido pelas leis em vigor. Além disso, controla o ruído gerado por sistemas de som instalados em veículos motorizados estacionados, seguindo as diretrizes da lei 15.777/13.


Outra forma de minimizar a poluição sonora, atualmente no Brasil temos grandes variedades de veículos elétricos, pois a ausência da queima de combustível e do sistema de escape faz com que o veículo elétrico tenha a vantagem de ser quase 100% silencioso, beneficiando a cidade tanto na diminuição da poluição sonora quanto na diminuição de CO2.


Segundo Fernando G, CEO da Lithy Motors (loja de veículos elétricos em São Paulo): “Criamos a Lithy Motors, pois a sustentabilidade, a mobilidade urbana e o bem-estar de todos nos inspira. Diante desses valores, cuidamos do meio ambiente, através de motos, scooters, bicicletas e patinetes 100% elétricos, onde são acessíveis para todas as classes sociais e até mesmo para pessoas que tem autismo, onde tem a sensibilidade com certos ruídos”





Diante deste contexto, ao tomar medidas para reduzir a emissão de ruídos e proteger ambientes para serem mais silenciosos, podemos preservar a saúde humana, o equilíbrio dos ecossistemas e a qualidade de vida das gerações presentes e futuras.

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page