top of page
  • Foto do escritorIsabela Ferreira Franco

Como conservar a bateria de uma moto elétrica?

Atualizado: 20 de ago. de 2023

Hoje em dia, as motos elétricas desempenham um papel fundamental na redução da propagação de gases poluentes e na popularização da mobilidade urbana sustentável. Para aquelas pessoas que optam por comprá-las, além de querer a preservação do meio ambiente, geralmente estão em busca de autonomia e independência. Nesse sentido, uma boa bateria é essencial.


Como as motos elétricas dependem da carga de suas baterias, é crucial mantê-las carregadas. Sem uma carga adequada, nada funciona e a locomoção é impossível. E, sobre sua a vida útil, pode variar de acordo com a fabricante e o modelo. Portanto, não há um padrão fixo para a sua durabilidade. No entanto, a média atual para a vida útil dessas baterias é de cerca de 2 a 4 anos conforme preservação do próprio usuário.


Assim, existem alguns hábitos que podem ajudar a prolongar a vida útil da bateria:

  • Não ultrapassar o tempo de carregamento da bateria recomendado pelo fabricante;

  • Não realizar carregamentos da bateria rápidos demais. Por exemplo: 40 minutos;

  • Não colocar objetos em cima quando a bateria estiver sendo carregada;

  • Quando não estiver usando sua moto elétrica por um longo período, carregue a bateria de 10 em 10 dias;

  • Evite expor a bateria por longos períodos de calorDesligar a moto sempre que parar pode economizar energia da bateria e aumentar sua vida útil.


Quanto aos tipos de bateria de moto elétrica, existem várias opções disponíveis atualmente. As mais comuns são as baterias de lítio e chumbo. As baterias de lítio, por exemplo, podem ser recarregadas em qualquer tomada, permitindo que os pilotos carreguem suas motos em qualquer lugar. Além disso, a autonomia da bateria é determinada pela sua amperagem. Quanto maior a amperagem, maior será a duração da bateria.


Por fim, como citado anteriormente, a melhor prática é carregar completamente a bateria, em vez de fazer recargas parciais ao longo do dia. Isso não só economiza tempo, mas também prolonga a vida útil da bateria, pois ela funcionará de forma mais eficiente com uma carga completa.



53 visualizações0 comentário

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page